
Internacional
Musk deixará governo Trump nas próximas semanas, diz jornal
De acordo com fontes do site "Político", decisão foi tomada em consenso por Trump e Musk

Foto: Reprodução/Daniel Oberhaus/Flickr
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria dito ao seu círculo íntimo, incluindo membros de seu Gabinete, que o bilionário Elon Musk deixará seu cargo como conselheiro e líder do inédito Departamento de Eficiência Governamental (Doge, em inglês), publicou o jornal americano Politico nesta quarta-feira (2).
Segundo a reportagem, três fontes disseram que Trump e Musk tomaram a decisão em consenso. Afirmaram ainda que o presidente está satisfeito com o trabalho do bilionário como seu conselheiro e líder do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). Mas Trump e Musk decidiram nos últimos dias que em breve será hora de o bilionário retornar aos seus negócios e assumir apenas um papel de apoio, do lado de fora do governo, segundo esses informantes ao Politico.
O iminente afastamento de Musk ocorre à medida que alguns informantes do governo Trump e muitos aliados externos têm ficado frustrados com sua imprevisibilidade e cada vez mais veem o bilionário como um problema político. Essa dinâmica ficou ainda mais evidente na terça-feira (1), quando um juiz conservador apoiado por Musk perdeu sua candidatura para a Suprema Corte de Wisconsin por 10 pontos percentuais, mesmo com o magnata realizando doações milionárias, publicou o Politico.
Na segunda-feira (31), durante uma cerimônia de assinatura de decretos, Trump afirmou: "Em algum momento ele [Musk] vai voltar [para suas empresas]. Eu vou manter ele pelo tempo que conseguir, ele é um cara muito talentoso. Eu amo pessoas muito inteligentes e ele é muito inteligente e tem feito um bom trabalho. Eu gosto de pessoas com alto QI. Em algum momento o Elon vai querer voltar para sua empresa."
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.