
Internacional
Trump fala em disputar um 3º mandato: "Não estou brincando"
Presidente americano disse que "há métodos" para governar novamente

Foto: White House Archived
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), expressou sua intenção de buscar um 3ª mandato presidencial. A declaração foi feita durante uma entrevista à NBC News no último domingo (30). Para isso, ele precisaria contornar a regra constitucional que limita a permanência na presidência a 2 mandatos.
Trump afirmou que “há métodos” para conseguir um terceiro mandato, e disse que “não está brincando”. “Muitas pessoas querem que eu faça isso. Mas… meu pensamento é que temos um longo caminho a percorrer. Estou focado no atual”, disse o presidente em uma entrevista por telefone com Kristen Welker da NBC News.
Welker mencionou um possível plano no qual o vice-presidente JD Vance concorreria em 2028 e então “passaria o bastão” para Trump. “Bem, essa é uma. Mas há outras também”, afirmou o presidente.
O republicano já foi presidente de janeiro de 2017 a janeiro de 2021. Baseado nas leis atuais, seria inconstitucional ser eleito mais uma vez. A 22ª Emenda da Constituição americana diz: "Nenhuma pessoa será eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes, e nenhuma pessoa que tenha ocupado o cargo de presidente, ou atuado como presidente, por mais de dois anos de um mandato para o qual outra pessoa foi eleita presidente, será eleita para o cargo de presidente mais de uma vez", estendendo a proibição, portanto, a eventuais vice-presidentes ou outros na linha sucessória que venham a ocupar a cadeira presidencial por mais de dois anos.
Alterar a Constituição dos Estados Unidos para permitir um 3º mandato presidencial requer o apoio de uma maioria de 2/3 na Câmara dos Representantes e no Senado. A Constituição dos Estados Unidos nunca foi alterada por meio de uma convenção constitucional; todas as 27 emendas foram aprovadas pelo Congresso. Caso uma mudança constitucional passasse a permitir um terceiro mandato, Trump não seria, em tese, o único beneficiado. Os ex-presidentes Bill Clinton (1993-2001), George W. Bush (2001-2009) e Barack Obama (2009-2017), os três tendo exercido dois mandatos, também estariam aptos a concorrer novamente à Casa Branca.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.