
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Boca de urna aponta vitória de direita moderada e melhor resultado da história da extrema direita na Alemanha
Internacional
Boca de urna aponta vitória de direita moderada e melhor resultado da história da extrema direita na Alemanha
A extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD), liderado por Alice Weidel, somou 19,5% e figurou em segundo lugar

Foto: Instagram/@merzcdu
A pesquisa de boca de urna apontou a vitória do candidato conservador Friedrich Merz, da União Democrática Cristã (CDU), nas eleições legislativas da Alemanha. Os cidadãos escolheram, em pleito antecipado neste domingo (23), os membros do Bundestag (Parlamento federal) que nomearão o futuro chanceler, líder do governo.
Merz já se declarou vencedor. O candidato do partido vitorioso tradicionalmente se torna o novo chanceler, mas isso só é confirmado após negociações de uma coalizão. Esses acordos só devem ser definidos nas próximas semanas.
Ainda segundo a pesquisa boca de urna das redes de televisão públicas, a CDU teve 29% dos votos, enquanto a extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD), liderado por Alice Weidel, somou 19,5%. Já o Partido Social-Democrata (SPD), do atual chanceler Olaf Scholz, ficou em terceiro lugar, com 16%, pior resultado na história do grupo. Aos membros do partido, Scholz lamentou e disse ser responsável pelo resultado.
Por outro lado, foi o melhor resultado da história para a extrema direita, que teve praticamente o dobro de votos quando comparado à última eleição em 2021.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.