
Internacional
Papa Francisco segue internado mas sem perigo de morte, diz médico
Segundo a equipe médica, embora o pontífice tenha apresentado melhora, sua permanência no hospital é uma “precaução”

Foto: Reprodução/Facebook/Vatican News
Um dos médicos responsáveis pelo tratamento do papa Francisco, Sergio Alfieri, informou em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (21) que o pontífice “mantém bom humor”, mas “não está fora de perigo” e deve permanecer internado por pelo menos mais uma semana.
“Ele está fora de perigo? Não. Mas se a pergunta é ‘ele está em perigo de morte’, a resposta é ‘não'”, afirmou Alfieri.
A coletiva ocorreu no dia em que Francisco completa uma semana de internação no hospital Gemelli, em Roma. O papa foi hospitalizado devido a uma infecção respiratória e, ao longo da semana, foi diagnosticado com pneumonia bilateral, uma infecção grave que afeta os dois pulmões e compromete a respiração.
Segundo a equipe médica, embora o pontífice tenha apresentado melhora, sua permanência no hospital é uma “precaução”, especialmente por conta da idade avançada de Francisco, que tem 88 anos e é considerado um paciente “frágil”.
“O papa sempre falou que quer que o público saiba da verdade”, afirmou um dos médicos, acrescentando que o pontífice “começou um tratamento apropriado”.
Apesar do cancelamento de seus compromissos até domingo (23), Francisco terá liberdade para decidir se participará da missa papal neste fim de semana, parte das festividades do Ano Santo.
A equipe médica também informou que não serão divulgadas imagens do papa durante o tratamento, em respeito à sua privacidade.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.