
Internacional
Meta vai investir em robôs humanoides movidos a IA
A empresa não planeja construir um robô humanoide próprio, embora não descarte a possibilidade para o futuro

Foto: Reprodução
A Meta está estabelecendo uma nova divisão para desenvolver robôs humanoides movidos a inteligência artificial (IA) que possam auxiliar em tarefas físicas, de acordo com um memorando interno da empresa visto pela Reuters nesta sexta-feira (14). O objetivo inicial da empresa não é lançar um robô próprio, mas sim criar a base de IA, ysensores e software que permitirá que outras empresas fabriquem e vendam essas máquinas.
O projeto será liderado por Marc Whitten, ex-CEO da Cruise, divisão de carros autônomos da General Motors. Whitten, que também passou pela Unity Software e Amazon, responderá diretamente a Andrew Bosworth, diretor de tecnologia da Meta. O esforço humanoide espelha projetos exploratórios de outros gigantes da tecnologia, incluindo a Apple Inc. e a divisão Google Deepmind da Alphabet Inc.
Os executivos da Meta acreditam que, embora as empresas de robótica humanoide tenham avançado no hardware, os avanços da Meta em inteligência artificial e dados coletados de dispositivos de realidade aumentada e virtual podem acelerar o progresso na indústria nascente. Em comunicado, a companhia informou que “as tecnologias centrais nas quais já investimos em IA são complementares ao desenvolvimento dos avanços necessários para a robótica”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.