![Musk diz que não tem planos de comprar operação do TikTok nos EUA](https://api.metro1.com.br/noticias/161222,musk-diz-que-nao-tem-planos-de-comprar-operacao-do-tiktok-nos-eua-3.jpg)
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Eleições no Equador acontecem neste domingo com temor de violência e fronteira fechada
Internacional
Eleições no Equador acontecem neste domingo com temor de violência e fronteira fechada
O atual presidente Daniel Noboa é o favorito para reeleição.
![Eleições no Equador acontecem neste domingo com temor de violência e fronteira fechada](https://api.metro1.com.br/noticias/161214,eleicoes-no-equador-acontecem-neste-domingo-com-temor-de-violencia-e-fronteira-fechada-3.jpg)
Foto: Unsplash
O Equador realiza neste domingo (9) as eleições presidenciais e legislativas, quando serão renovados os 137 assentos da Assembleia Nacional. O atual presidente, Daniel Noboa (Ação Democrática Nacional, centro-direita), busca a reeleição. Caso haja 2º turno, será no dia 13 de abril.
Com temor de violência e a fronteira fechada, a opulação do país vai às urnas para votar. Na última terça-feira (4), Noboa disse em seu perfil do X (ex-Twitter) que a decisão é em resposta às supostas ameaças de grupos armados.
“Ordenei ao bloco de segurança que execute as seguintes ações: militarizar os portos imediatamente e fortalecer a presença militar nas fronteiras norte e sul do país. Em resposta às tentativas de grupos armados de desestabilizar o país”, afirmou. A medida entrou em vigor neste sábado (8) e vaele até esta segunda-feira (10).
O Equador passa por problemas sociais, econômicos e de segurança desde a saída do ex-presidente Rafael Correa em 2017, por casos de corrupção. A crise no país é baseada em três elementos principais: tráfico de drogas, violência política e sistema prisional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.