
Internacional
Bill Gates critica Elon Musk por apoio à extrema direita alemã
Cofundador da Microsoft pediu aos governos que adotem medidas para impedir que os super-ricos influenciem nas eleições

Foto: Shutterstock
Bill Gates criticou Elon Musk por seu apoio ao partido de extrema direita alemão, Alternativa para a Alemanha (AfD), chamando a atitude de "loucura" e afirmando que o magnata poderia "desestabilizar a política em outros países". Em entrevista ao The Sunday Times, Gates expressou preocupação com a promoção de políticas populistas de extrema direita, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, e pediu aos governos que adotem medidas para impedir que os super-ricos influenciem eleições.
O comentário de Gates surgiu após Musk declarar apoio à AfD em um comício na Alemanha, afirmando estar "orgulhoso" de ser alemão e elogiando o partido como "a melhor esperança para a Alemanha". Musk também criticou o atual governo alemão, acusando-o de reprimir a liberdade de expressão e defendendo mais "autodeterminação para a Alemanha e os países da Europa". Sua postura gerou críticas de líderes europeus, exceto da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, de extrema direita.
Musk tem se envolvido cada vez mais na política europeia, usando sua plataforma X para expressar apoio a partidos de direita. Além de suas declarações sobre a AfD, ele já havia chamado o chanceler Olaf Scholz de "louco" e "imbecil incompetente". A AfD, que está em segundo lugar nas pesquisas para as eleições de 23 de fevereiro, tem ganhado destaque com o apoio de Musk e de outros movimentos populistas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.