Internacional
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Celac convoca reunião urgente sobre migração após polêmicas envolvendo deportações dos EUA
Internacional
Celac convoca reunião urgente sobre migração após polêmicas envolvendo deportações dos EUA
O Palácio do Planalto deve decidir entre esta segunda (27) e terça-feira (28) sobre a participação do presidente Lula e o formato de sua presença
Foto: Ricardo Suckert/PR
A presidente de Honduras, Xiomara Castro, anunciou neste domingo (26) que convocou uma reunião urgente da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) para o próximo dia 30 de janeiro. O objetivo do encontro será discutir questões como a migração, e o Brasil, membro do bloco, já foi informado sobre a convocação.
O anúncio ocorre em meio a tensões sobre a deportação de imigrantes ilegais pelos Estados Unidos. No caso brasileiro, o Ministério das Relações Exteriores já comunicou que cobrará explicações sobre o tratamento de 88 brasileiros deportados algemados.
O Palácio do Planalto deve decidir entre esta segunda (27) e terça-feira (28) sobre a participação do presidente Lula e o formato de sua presença. O presidente e o chanceler Mauro Vieira têm uma reunião marcada para hoje, às 10h30.
A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) foi criada em 2010 no México e formalizada em 2011, com a participação de 33 países. O objetivo do bloco é promover a integração e a coordenação política, econômica e social na América Latina e no Caribe, abordando questões como desarmamento nuclear, agricultura familiar, cultura, energia e meio ambiente.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.