Terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Israel autoriza retorno de palestinos ao norte de Gaza nesta segunda

Internacional

Israel autoriza retorno de palestinos ao norte de Gaza nesta segunda

Cerca de 650 mil palestinos deslocados no centro e sul da Faixa de Gaza devem retornar ao norte, conforme um acordo mediado por Catar e Egito

Israel autoriza retorno de palestinos ao norte de Gaza nesta segunda

Foto: Reprodução/Aljazeera/Youtube

Por: Metro1 no dia 27 de janeiro de 2025 às 08:30

O Exército de Israel informou que os moradores da Faixa de Gaza poderiam retornar ao norte do território em horários específicos: a pé pela estrada costeira às 02h (horário de Brasília) e de veículo pela estrada oriental de Salahudeen às 04h, também no horário de Brasília. Os militares alertaram que os civis devem evitar se aproximar das posições das forças israelenses.

“A transferência de militantes ou armas por essas rotas para o norte da Faixa de Gaza será considerada uma violação do acordo. Não cooperem com nenhuma entidade terrorista que possa tentar explorá-los para transferir armas ou materiais proibidos”, destacaram.

Cerca de 650 mil palestinos deslocados no centro e sul da Faixa de Gaza devem retornar ao norte, conforme um acordo mediado por Catar e Egito. A medida tinha como objetivo possibilitar o retorno dos civis, mas Israel afirmou que o Hamas descumpriu o acordo ao não fornecer uma lista detalhada com os reféns vivos, o que gerou um impasse.

O governo israelense alegou que a falha do Hamas em entregar as informações sobre os reféns foi uma violação do acordo, que incluía a libertação de prisioneiros. Por outro lado, o Hamas declarou que forneceu aos mediadores as informações sobre a lista dos reféns israelenses que seriam liberados na primeira fase do cessar-fogo. O Catar anunciou que o Hamas deve libertar Arbel Yehud, o soldado Agam Berger e outros reféns antes de sexta-feira (31).