Internacional
Internacional
Justiça bloqueia ordem de Trump sobre cidadania para nascidos nos EUA
Logo no início de seu governo, Trump emitiu uma ordem executiva acabando com a cidadania por nascimento nos EUA para filhos de imigrantes ilegais
Foto: Reprodução/The White House
A Justiça dos Estados Unidos determinou, nesta quinta-feira (23), a suspensão temporária da decisão de Donald Trump que proibia a concessão de cidadania americana para bebês nascidos no país cujos pais estivessem em situação irregular. A suspensão, que terá validade por 14 dias, foi imposta pelo juiz John C. Courghenour, até que novas discussões sobre o tema sejam realizadas.
Logo no início de seu governo, Trump emitiu uma ordem executiva acabando com a cidadania por nascimento nos EUA para filhos de imigrantes ilegais. Essa medida fazia parte de um conjunto de ações do presidente visando combater a imigração ilegal. No entanto, a ordem contraria a 14ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que garante a cidadania a qualquer criança nascida no país.
A decisão de Trump gerou forte reação entre os democratas, com 22 estados governados pelo Partido Democrata solicitando a suspensão da medida na Justiça. Em sua sentença, o juiz John C. Courghenour afirmou que nunca havia visto uma ordem tão “inconstitucional” em sua longa carreira. “Estou no tribunal há mais de 40 anos e não consigo lembrar de um caso tão claro quanto este. Esta é uma ordem flagrantemente inconstitucional”, declarou.
Até o momento, a administração Trump ainda não comentou sobre a decisão, que ainda pode ser alvo de recursos legais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.