Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Imigrantes choram na fronteira após EUA cancelarem entrevistas de asilo

Internacional

Imigrantes choram na fronteira após EUA cancelarem entrevistas de asilo

Em cidades fronteiriças como Piedras Negras, a incerteza aumentou com a posse de Trump nesta segunda-feira (20)

Imigrantes choram na fronteira após EUA cancelarem entrevistas de asilo

Foto: WikiImages/Pixabay

Por: Metro1 no dia 21 de janeiro de 2025 às 15:14

 

Enquanto o presidente Donald Trump declarava emergência nacional na fronteira sul, imigrantes no México acompanhavam, ansiosos, o aplicativo do governo dos EUA, "CBP One", usado para agendar pedidos de asilo.

No entanto, ao atualizarem o sistema, receberam uma mensagem informando que suas entrevistas agendadas não eram mais válidas. Em cidades fronteiriças como Piedras Negras, a incerteza aumentou com a posse de Trump nesta segunda-feira (20). 

O CBP One era um recurso que permitia a entrada legal de imigrantes nos Estados Unidos, organizando suas apresentações nos postos de fronteira. Desde 7 de janeiro, cerca de 280 mil pessoas acessavam o aplicativo diariamente para garantir um agendamento. No entanto, após a troca de governo, as entrevistas foram canceladas.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA defendia o CBP One como uma estratégia para reduzir travessias ilegais, oferecendo um meio organizado de entrada no país. Com o encerramento do sistema e novas restrições ao asilo, a fronteira se tornou praticamente inacessível para solicitantes.