Internacional
Internacional
Primeiras reféns são libertadas após cessar-fogo na Faixa de Gaza
Além dessas reféns, 90 palestinos detidos em Israel também foram liberados, como parte do acordo estabelecido
Foto: Unicef
O Hamas libertou as primeiras reféns da Faixa de Gaza neste domingo, 19, poucas horas após o início do cessar-fogo entre Israel e o grupo. Além dessas reféns, 90 palestinos detidos em Israel também foram liberados, como parte do acordo estabelecido.
O cessar-fogo, mediado por Catar, Estados Unidos e Egito, foi acordado em 15 de janeiro e será implementado em três etapas. A primeira fase envolve a troca de reféns sob custódia do Hamas por palestinos presos em Israel.
Durante o primeiro dia da trégua, que marcou o fim de 15 meses de conflito, as reféns Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher foram libertadas, embora com um atraso de cerca de uma hora e meia.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que as reféns já foram transferidas para o território israelense, após serem entregues ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha pelo Hamas.
“Minutos atrás, Emily, Doron e Romi se reuniram com as forças das FDI e da ISA. Agora elas estão conosco e a caminho de casa. Elas estão a caminho do centro de recepção inicial das FDI, onde receberão cuidados médicos iniciais e serão reunidas com suas famílias. De lá, serão transferidas para um hospital”, disse o porta-voz do exército israelense, Daniel Hagari.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.