Internacional
Colisão com pássaros pode ter causado acidente aéreo na Coreia do Sul
Pilotos tentaram pousar aeronave, que aterrissou com trem de pouso recolhido antes de colidir com um muro e explodir
Foto: Yonhap News
O Boeing 737-800 da Jeju Air, que explodiu no Aeroporto Internacional de Muan na noite de sábado (28), declarou emergência após um alerta da torre de comando sobre risco de colisão com pássaros, informou o Ministério dos Transportes. Os pilotos tentaram pousar a aeronave, que aterrissou com o trem de pouso recolhido antes de colidir com um muro e explodir.
As autoridades aeroportuárias afirmaram que a colisão com pássaros pode ter causado o mau funcionamento do trem de pouso, segundo a agência Yonhap. Um passageiro relatou à família, por mensagem de texto, que um pássaro ficou preso na asa do avião, dificultando o pouso. O Aeroporto Internacional de Muan registra a maior taxa de colisões com aves na Coreia do Sul, com 10 incidentes relatados desde 2019, devido à proximidade com áreas costeiras e campos.
A aeronave, que partiu de Bangkok, na Tailândia, levava 181 pessoas a bordo. O acidente resultou na morte de 179 pessoas, com apenas dois sobreviventes, ambos membros da tripulação. As investigações sobre as causas continuam.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.