Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Síria: Rebeldes escolhem primeiro-ministro interino para conduzir transição de governo
Internacional
Síria: Rebeldes escolhem primeiro-ministro interino para conduzir transição de governo
Mandato, previsto para durar três meses, será focado na condução da transição política para um novo governo
Foto: Reprodução/Rajasthan First
Mohammad Al-Bashir, figura de destaque entre os rebeldes sírios, foi anunciado nesta terça-feira (10) como primeiro-ministro interino do país, conforme declarou em um discurso transmitido pela televisão. Seu mandato, previsto para durar três meses, será focado na condução da transição política para um novo governo.
Segundo Al-Bashir, integrantes do antigo Governo da Salvação, vinculado ao Hayat Tahrir al-Sham (HTS) — principal força rebelde —, além de funcionários que atuaram sob o regime de Bashar al-Assad, continuarão em seus cargos no governo provisório até o dia 1º de março de 2025.
“Uma sessão de gabinete foi realizada, incluindo a equipe de trabalho do Governo da Salvação Sírio, que operava na região de Idlib e seus arredores, bem como o governo sírio do regime deposto. O foco da sessão foi a transferência de instituições e a gestão de assuntos em andamento”, pontuou a autoridade no discurso. Al-Bashir ocupava anteriormente a função de primeiro-ministro do Governo da Salvação em Idlib e também já atuou como ministro do Desenvolvimento e Assuntos Humanos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.