Internacional
Uruguai: Orsi e Delgado disputarão segundo turno para presidência
Uruguaios tiveram primeiro turno neste domingo
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O candidato Yamandú Orsi, representante da coalizão de esquerda Frente Ampla, e Álvaro Delgado, representante do Partido Nacional, irão competir no segundo turno das eleições presidenciais do Uruguai. Os uruguaios tiveram o seu primeiro turno neste domingo (27) e o segundo deve ocorrer no dia 24 de novembro.
Com 99,92% dos votos apurados, Orsi obteve 43,94% dos votos, enquanto Delgado alcançou 26,77%. O segundo colocado ficou 17 pontos percentuais atrás do primeiro, mas os candidatos que terminaram em terceiro, quinto, sexto e sétimo lugares pertencem à mesma coalizão. Em somatório, os candidatos da mesma coalizão governista totalizaram 47,5%, superando Orsi em 3,5 pontos, o que motivou a decisão de segundo turno.
O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica demonstrou apoio a Orsi, o que fez com que o candidato fosse destacado. Mujica foi ao palanque nos final de semana, mesmo enfrentando problemas de saúde, para defender Orsi.
Por sua vez, Álvaro Delgado contou com o apoio de Luis Alberto Lacalle Poum, atual presidente do Uruguai. Delgado atuou como porta-voz e secretário presidencial.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.