Internacional
Missão da Nasa vai estudar habitabilidade em lua de Júpiter
Partida da missão, em um foguete da SpaceX, está marcada para esta segunda (14)
Foto: Reprodução / NASA / Perfil Brasil
A Nasa espera lançar nesta segunda-feira (14) a missão Europa Clipper, que terá por objetivo determinar o potencial da habitabilidade de uma das luas de Júpiter, a Europa. A missão passou pelo Key Decision Point E, um estágio crítico de planejamento de aprovação que permite que a missão continue sem atrasos.
Tratada como uma das missões capitânias da agência espacial americana, foi investido cerca de US$ 5,2 bilhões na operação. A ser lançada agora por um foguete Falcon Heavy, da SpaceX, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a missão só chegará às imediações de Júpiter em abril de 2030.
Descoberta por Galileu Galilei em 1610, a Europa tem cerca de 3.120 km de diâmetro, um pouco menos que a Lua terrestre (3.475 km). Na missão Galileo, foi indicado a presença de um oceano interno em seu território, possivelmente em contato com um leito rochoso com fontes hidrotermais. A iniciativa não tem o objetivo declarado de encontrar vida europana, porém tentará caracterizar de forma detalhada esse oceano subsuperficial e seu conteúdo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.