Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Nobel da Paz premia organização japonesa de sobreviventes das bombas de Hiroshima e Nagasaki
Internacional
Nobel da Paz premia organização japonesa de sobreviventes das bombas de Hiroshima e Nagasaki
O grupo foi escolhido por seus esforços, através principalmente de testemunhos, para alcançar um mundo livre de armas nucleares
Foto: Repodução/DW News
A organização japonesa Nihon Hidankyo foi a premiada pelo Nobel da Paz de 2024. Atuante na luta pela abolição de armas nucleares, o movimento popular é formado por sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, lançadas pelos Estados Unidos em 1945. A entidade foi laureada nesta sexta-feira (11), em sediada no Comitê Norueguês do Nobel.
A Nihon Hidankyo atua divulgando a história dos sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki. O grupo também é conhecido como Hibakusha e foi escolhido por seus esforços para "alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar, por meio de testemunhos, que as armas nucleares nunca mais devem ser usadas".
Na entrega do prêmio, o comitê do Nobel destacou que o mundo vive um momento de tensão com o aumento do número de ogivas nucleares - principalmente diante da guerra na Ucrânia e da crise no Oriente Médio. Em contrapartida, ele também celebrou os últimos 80 anos sem o uso de armas nucleares.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.