Internacional
Internacional
Nobel de Química 2024: descobertas na área das proteínas são premiadas
Descobertas foram feitas com utilização de inteligência artificial
Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Nesta quarta-feira (9), a Academia Real das Ciências da Suécia anunciou os vencedores do Prêmio Nobel 2024 em Química, em Estocolmo. Os vencedores são David Baker e John M. Jumper, ambos americanos, e o britânico Demis Hassabis. Os cientistas ganharam o prêmio por conseguirem decodificar a estrutura das proteínas.
Hassabis e Jumper, juntos, criaram o AlphaFold 2, um programa de computador cujo progresso científico permite prever a estrutura de mais de 200 milhões de proteínas e aminoácidos. Prever estruturas químicas, especificamente complexas, é um problema químico que possui mais de 50 anos de estudo.
Já Baker, ainda nesse espectro, desenvolveu uma maneira de criar proteínas completamente novas. Algumas das vezes, Baker ainda conseguiu desenvolver novas proteínas com novas funções. Os estudos de Baker possuem mais de 30 anos, iniciados em 1990, com o software Rosetta, com resultados divulgados só em 2003.
Os ganhadores receberam medalhas e diplomas. Além disso, devem receber a quantia de 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$5,88 milhões).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.