Home
/
Notícias
/
Internacional
/
SpaceX e NASA lançam missão para resgatar astronautas 'presos' no espaço
Internacional
SpaceX e NASA lançam missão para resgatar astronautas 'presos' no espaço
A cápsula Crew Dragon decolou rumo à órbita para buscar os pilotos de teste Suni Williams e Butch Wilmore
Foto: Divulgação
Neste sábado (28), a SpaceX e a NASA lançaram um foguete com a missão de resgatar dois astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS). A cápsula Crew Dragon decolou rumo à órbita para buscar os pilotos de teste Suni Williams e Butch Wilmore, que ficaram sem retorno após a nave Starliner, da Boeing, voltar vazia à Terra no início do mês por problemas de segurança.
Diferente das missões habituais, esta tem uma tripulação reduzida, contando apenas com o astronauta Nick Hague, da NASA, e o cosmonauta Aleksandre Gorbunov, da agência russa. A Crew Dragon permanecerá acoplada à ISS até seu retorno previsto para fevereiro de 2025. Segundo a NASA, não é possível trazer os astronautas de volta antes sem impactar outras missões agendadas.
Suni Williams e Butch Wilmore tinham planejado uma missão de oito dias, mas a detecção de falhas no sistema de propulsão da Starliner adiou o retorno. Quando finalmente voltarem à Terra, terão passado mais de oito meses no espaço. A principal preocupação foi a incapacidade da Starliner de obter o impulso necessário para deixar a órbita e iniciar a descida.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.