Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Exército dos EUA diz ter matado quatro chefes do Estado Islâmico no Iraque
Internacional
Exército dos EUA diz ter matado quatro chefes do Estado Islâmico no Iraque
Estados Unidos têm cerca de 2.500 efetivos no Iraque para combater o EI
Foto: Reprodução
O Exército dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (13) que matou quatro importantes líderes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em uma operação realizada no final de agosto, no oeste do Iraque. Um alvo principal morto foi Abu Ali al-Tunisi, tunisiano que foi alvo de uma recompensa de US$ 5 milhões do governo dos EUA, revelaram os militares.
Abu Ali al-Tunisi foi o mais significativo projetista, fabricante e professor de explosivos do ISIS — incluindo dispositivos improvisados, coletes suicidas e carros-bomba, disseram autoridades antiterrorismo. Em coordenação com as forças de segurança iraquianas, “essa operação teve como alvo os líderes do EI e interrompeu e reduziu a capacidade do EI de organizar e conduzir ataques contra civis” no Iraque, informou o Comando Central no Oriente Médio (Centcom), em comunicado na rede social X.
De acordo com uma declaração do Comando Central do Pentágono e autoridades antiterrorismo dos EUA, o ataque de comandos americanos e iraquianos contra vários esconderijos do Estado Islâmico no oeste do Iraque em 29 de agosto matou pelo menos 14 insurgentes e desfalcou a liderança do grupo no país.
Os Estados Unidos têm cerca de 2.500 efetivos no Iraque e quase 900 na Síria como parte da coalizão internacional criada em 2014 para combater o EI.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.