Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 01 de setembro de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Kamala Harris defende o direito das mulheres em nova convenção: "Nossa luta é uma luta pelo futuro"

Internacional

Kamala Harris defende o direito das mulheres em nova convenção: "Nossa luta é uma luta pelo futuro"

Na mesma noite, o ex-presidente Barack Obama reforçou o apoio à candidatura de Kamala, adaptando seu próprio slogan

Kamala Harris defende o direito das mulheres em nova convenção: "Nossa luta é uma luta pelo futuro"

Foto: Divulgação/Casa Branca

Por: Metro1 no dia 21 de agosto de 2024 às 09:15

Atualizado: no dia 21 de agosto de 2024 às 10:34

A vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, fez um comício em Milwaukee, no Estado de Wisconsin, nesta terça-feira (20), e voltou a falar sobre o futuro dos Estados Unidos  e o direito das mulheres. O discurso acontecia enquanto ocorria a segunda noite da Convenção do Partido Democrata em Chicago, que contou com a participação de Michelle e Barack Obama.

“Nossa luta é uma luta pelo futuro, uma luta pela liberdade. Como a liberdade da mulher de poder tomar as decisões sobre o seu próprio corpo, sem ter o governo dizendo para ela o que fazer. Eu não sei o que há com essas pessoas, porque aparentemente elas não confiam nas mulheres. Nós confiamos nas mulheres”, disse Kamala. 

Ao lado de seu vice, Tim Walz, Harris também falou sobre as políticas de aborto no país ao relembrar o caso Roe versus Wade, de 1973, quando a Suprema Corte americana decidiu que a Constituição do país garantiu o direito ao aborto sem nenhuma restrição do governo. “Sabemos como chegamos ao lugar onde nos encontramos. Foram mais de 20 vezes que Donald Trump negou a decisão sobre o aborto. Ele escolheu três membros da Suprema Corte com a intenção de que eles acabassem com Roe versus Wade, a nossa lei de aborto. Conforme eles desejavam, aconteceu. Em um estado depois do outro, eles propuseram e aprovaram leis para punir mulheres e, também, para criminalizar quem provia o serviço de saúde. E não havia qualquer exceção para estupros, incestos”, relembrou.

Já no estádio do Chicago Bulls, Barack Obama discursava ratificando Kamala Harris como sua herdeira política e artífice da renovação no país. Durante o discurso, o ex-presidente mudou o próprio slogan para “Yes, she can” (Sim, ela pode),  com a intenção de alavancar a companheira de sigla. A iniciativa fez o público de apoiadores explodir repetindo a frase.