Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Imprensa internacional critica decisão de Macron de ignorar resultado das eleições
Internacional
Imprensa internacional critica decisão de Macron de ignorar resultado das eleições
Presidente francês divulgou carta em que se recusa a reconhecer a vitória da aliança de esquerda nas eleições legislativas e deixa claro que não vai nomear primeiro-ministro em breve
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Nesta quinta-feira (11), jornais franceses criticaram o presidente Emmanoel Macron por sua declaração, na qual ele se recusa a reconhecer a vitória da aliança de esquerda nas eleições legislativas ocorridas no último domingo (7). O texto de Macron deixa claro que a nomeação de um novo primeiro-ministro, conforme exige a Constituição após cada renovação do plenário, não ocorrerá em breve.
"Emmanuel Macron é um mau perdedor" é a manchete do jornal progressista Libération, que afirma que o presidente "tenta se manter no centro do jogo, apesar da derrota de seu time". Na quarta (10), em uma carta enviada à imprensa regional, o chefe de Estado convocou "as forças republicanas" da Assembleia Legislativa da França a se unirem para formar "uma maioria sólida", da qual, segundo ele, deve sair o primeiro-ministro.
Em editorial, o Libération afirma que no último domingo os eleitores da França passaram uma clara mensagem que não aguentam mais o macronismo, que temem a extrema direita e que há uma "tímida" vontade da volta à esquerda ao poder.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.