
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Franceses protestam com "cocô coletivo" contra gastos da despoluição do Rio Sena para Olimpíadas
Internacional
Franceses protestam com "cocô coletivo" contra gastos da despoluição do Rio Sena para Olimpíadas
Ação, batizada de "cocôzaço", é mobilizada nas redes sociais com a hashtag #Jechiedanslaseinele23juin ("Eu caguei no Sena em 23 de junho")

Foto: Reprodução/Unsplash
Paris se prepara para as Olimpíadas com um protesto inusitado. Manifestantes planejam defecar no Rio Sena em repúdio aos altos gastos com a despoluição do rio para os Jogos e à persistente qualidade precária da água. A ação, batizada de "cocôzaço", é mobilizada nas redes sociais com a hashtag #Jechiedanslaseinele23juin ("Eu caguei no Sena em 23 de junho").
"Eu caguei no Rio Sena em 23 de junho por Macron, Hidalgo, [Laurent] Nuñez [chefe da Polícia de Paris]. Porque depois de nos colocar na merda, cabe a eles se banhar na nossa merda", diz o site criado pelos organizadores do protesto escatológico. O protesto é em descontentamento com o presidente francês, Emmanuel Macron, e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
A prefeita, que originalmente faria um mergulho no Sena para demonstrar a qualidade da água, o adiou para 15 de julho devido aos altos níveis de coliformes fecais. Análises recentes indicam que o rio está impróprio para as provas de triatlo e maratona aquática. De acordo com o relatório semanal publicado pela prefeitura de Paris, as más condições meteorológicas dos últimos dias na França explicam o aumento das concentrações de coliformes fecais no rio.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.