Internacional
Coreia do Norte testa novo sistema de controle balístico de foguetes
Desenvolvimento pode marcar "mudança qualitativa" nas capacidades defensivas do país, diz governo
Foto: Divugação/KNCA
A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira (12) que testou com sucesso um novo sistema de controle balístico para um lançador múltiplo de foguetes. O governo norte-coreano afirma que o desenvolvimento do sistema representa uma "mudança qualitativa" em suas capacidades defensivas.
Segundo a mídia estatal norte-coreana, o teste foi realizado no fim de semana e supervisionado pelo líder do país, Kim Jong-un. O sistema teria apresentado um "alto nível de precisão" no lançamento de projéteis. O governo norte-coreano declarou que o sistema passará por mais testes nos próximos dias e que, posteriormente, seu "papel será ampliado" nos campos de batalha.
Na última quinta-feira (8), Kim Jong-un proferiu um discurso em que ameaçou usar todo o poderio militar da Coreia do Norte para eliminar seus inimigos caso algum deles utilizasse a força contra o país. "Se os inimigos tentarem usar a força contra o nosso país, tomaremos a ousada decisão de mudar a história e não hesitaremos em usar todo o nosso superpoder para eliminá-los", disse Kim Jong-un.
O desenvolvimento do novo sistema de controle balístico pela Coreia do Norte gerou preocupação na comunidade internacional. Os Estados Unidos e seus aliados condenaram o teste e pediram à Coreia do Norte que retorne às negociações sobre seu programa nuclear.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.