Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Essequibo: Venezuela e Guiana se reúnem para debater disputa territorial e Brasil intermedeia encontro
Internacional
Essequibo: Venezuela e Guiana se reúnem para debater disputa territorial e Brasil intermedeia encontro
Assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, foi designado para acompanhar a reunião
Foto: Reprodução
Os presidentes da Venezuela e da Guiana realizarão, nesta quinta-feira (14) às 12h (horário de Brasília), o primeiro diálogo direto na disputa pelo território de Essequibo.
A reunião será intermediada pelo Brasil, que assume o papel de liderança regional na tentativa de acalmar os ânimos. O Essequibo faz parte da Guiana, mas é reivindicado pela Venezuela, que, no início de dezembro, aprovou um referendo para a anexação da área. Desde então, tensões aumentaram na tríplice fronteira e o governo brasileiro destinou recursos militares para garantir a segurança na região.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) designou o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, para acompanhar o encontro de maneira presencial em São Vicente e Granadinas, país do Caribe e atual presidente de turno da Comunidade de Estados Latino-Americanos (Celac). Em novembro, Amorim chegou a fazer uma viagem-relâmpago a Caracas, em meio ao temor de que as tensões se tornassem uma invasão de fato.
O Brasil compartilha quase 800 km de fronteira com o Essequibo, principalmente no estado de Roraima, na Região Norte do país. Nessa área, há seis municípios brasileiros onde vivem cerca de 140 mil pessoas, entre elas aproximadamente 40 mil indígenas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.