Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Guiana diz que vai acionar ONU após Venezuela anunciar mapa incluindo Essequibo
Internacional
Guiana diz que vai acionar ONU após Venezuela anunciar mapa incluindo Essequibo
O presidente Irfaan Ali classificou as ações de Maduro como "desrespeito flagrante" à decisão do Tribunal de Haia
Foto: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) - Divulgação
Após o presidente da Venezuela, Nicólas Maduro, divulgar um novo mapa do país com a incorporação do Essequibo, o presidente da Guiana, Irfaan Ali, anunciou que irá acionar o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
O posicionamento de Irfaan aconteceu nesta quarta-feira (6), que classificou as ações de Maduro como "desrespeito flagrante" à decisão da Corte Internacional de Justiça, o Tribunal de Haia, que proibiu a anexação por parte da Venezuela. "A Força de Defesa da Guiana está em alerta máximo. A Venezuela declarou-se claramente uma nação fora da lei", afirmou Irfaan.
Essequibo
O território de Essequibo é disputado por Venezuela e Guiana há mais de um século. Desde o fim do século 19, a região está sob controle da Guiana e representa 70% do atual território do país, e lá moram 125 mil pessoas.
Na Venezuela, a área é chamada de Guiana Essequiba, um local de mata densa e, em 2015, foi descoberto petróleo na região. Estima-se que na Guiana existam reservas de 11 bilhões de barris, sendo que a parte mais significativa é "offshore", ou seja, no mar, perto de Essequibo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.