Internacional
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Pela quarta vez, Brasil fica de fora da lista de estrangeiros a deixar Gaza
Internacional
Pela quarta vez, Brasil fica de fora da lista de estrangeiros a deixar Gaza
A quarta leva incluirá 386 estadunidenses, além de ingleses, franceses e alemães. 34 brasileiros aguardam saída
Foto: Itamaraty/Divulgação
O Brasil não foi inserido na quarta leva de estrangeiros e pessoas com dupla nacionalidade a deixar a Faixa de Gaza. 34 pessoas estão inscritas na lista para serem repatriadas pelo Itamaraty e aguardam a retirada da região com destino a terras brasileiras.
Na madrugada deste sábado (4), foi autorizada a retirada de 386 pessoas dos Estados Unidos, 112 do Reino Unido, 51 da França e 50 da Alemanha. O embaixador brasileiro Alessandro Candeas diz estar frustrado com a situação, que angustia brasileiros há quase um mês. A informação é do Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, capital da Cisjordânia.
Segundo o Itamaraty, foi informado ao chanceler Mauro Vieira que o grupo pode deixar a região até quarta-feira (8).
Os brasileiros, deixados mais uma vez de fora da lista, enfrentam escassez de água, comida e medicamentos, além de conviverem com bombardeios constantes. Um avião da Força Aérea Brasileira, que já está em território egípcio, deve ser usado para retoná-los ao Brasil assim que a saída for permitida.
"Para o governo egípcio, segundo nos foi dito mais de uma vez, não há qualquer dificuldade para autorizar imediatamente a entrada dos brasileiros no Egito, no entendimento de que eles irão em seguida para o Brasil", afirmou Paulino Franco, embaixador do Brasil no Egito. De acordo com ele, tudo depende agora apenas da autorização israelense.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.