Internacional
Israel anuncia que manterá cerco em Gaza até que reféns sejam liberados
O grupo Hamas aprisiona 97 israelenses desde o último sábado, quando o conflito no Oriente Médio recrudesceu
Foto: Leon Natan/Pexels
O ministro da Energia israelense, Israel Katz, disse nesta quinta-feira (12), que não vai interromper seu cerco completo à Faixa de Gaza até que seus reféns sejam liberados. Segundo o país, 97 israelenses estão sendo feitos de reféns, desde o último sábado, pelo grupo Hamas.
"Ajuda humanitária para Gaza? Nenhum interruptor elétrico será ligado, nenhum hidrante de água será aberto e nenhum caminhão de combustível entrará até que os reféns israelenses sejam devolvidos para suas casas. Humanitário por humanitário. E ninguém deve nos pregar moral", escreveu o ministro de Energia, Israel Katz.
Segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, organização humanitária, Gaza só tem combustível por mais algumas horas. "À medida que Gaza perde energia, os hospitais perdem energia, colocando recém-nascidos em incubadoras e pacientes idosos em risco. A diálise renal é interrompida e os raios-X não podem ser feitos. Sem eletricidade, os hospitais correm o risco de se transformar em necrotérios", afirmou Fabrizio Carboni, diretor da Cruz Vermelha no Oriente Médio.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.