Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Peru: presidente dissolve Congresso e declara estado de emergência; oposição acusa golpe
Internacional
Peru: presidente dissolve Congresso e declara estado de emergência; oposição acusa golpe
Em pronunciamento, ele declarou que fará um "governo de exceção para restabelecer o estado de direito e a democracia" no país
Foto: Reprodução/ Instagram
Nesta quarta-feira (7), o presidente do Peru, Pedro Castillo, instituiu um governo de exceção no país anunciando a dissolução do Parlamento e a convocação de novas eleições. O ato acontece enquanto o político responde ao seu terceiro processo de impeachment em um ano e meio de poder. Em pronunciamento, ele declarou que fará um "governo de exceção para restabelecer o estado de direito e a democracia" no país.
Os deputados peruanos decidiram votar pelo impeachment mesmo com o anúncio da dissolução do Congresso. A Corte Constitucional, equivalente à Suprema Corte do Peru, chamou o ato de golpe de Estado e pediu que a vice-presidente do país, Dina Boluarte, assuma a presidência - ela rompeu com o governo do atual presidente na última semana.
Em mensagem televisionada à nação, o Pedro Castillo disse que serão convocadas eleições para um novo Congresso com poderes constituintes o mais breve possível, que deve elaborar uma nova carta magna no prazo de nove meses.
Confira o pronunciamento completo:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.