Internacional
Internacional
Com Brasil no foco, OMS anuncia comitê de emergência sobre Zika
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, anunciou nesta semana que convocará um Comitê Internacional de Emergência de Regulamento de Saúde sobre o vírus Zika e o aumento observado de distúrbios neurológicos e malformações congênitas. A primeira reunião acontece nesta segunda-feira (1). [Leia mais...]
Foto: Reprodução/Facebook/OMS
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, anunciou nesta semana que convocará um Comitê Internacional de Emergência de Regulamento de Saúde sobre o vírus Zika e o aumento observado de distúrbios neurológicos e malformações congênitas. A primeira reunião acontece nesta segunda-feira (1).
"A situação hoje é muito diferente. No ano passado [2015], o vírus foi detectado nas Américas, onde ele está agora se disseminando explosivamente. Até hoje, há casos relatados em 23 países e territórios da região. O nível de alarme é extremamente elevado", disse Chan.
O Brasil registrou o primeiro caso do vírus Zika em maio de 2015. Desde então, a doença se espalhou pelo país e para outros 23 países e territórios da região. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados no Brasil pelo Ministério da Saúde, até 23 de janeiro. A OMS informou que vai priorizar o desenvolvimento de vacinas e novos instrumentos para o controle das populações de mosquitos, bem como a melhoria de testes de diagnóstico.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.