
Esportes
Na altitude, Bahia sai atrás, mas arranca o empate com The Strongest pela Libertadores
Tricolor e Tigre ficaram no 1 a 1, pelo jogo de ida do confronto da Libertadores

Foto: Letícia Martins/EC Bahia
Na altitude de La Paz e com um jogador a mais desde os cinco minutos de bola rolando, o Bahia saiu atrás no placar, mas arrancou o empate em 1 a 1 com The Strongest, na noite desta terça-feira (18), no Estádio Hernando Siles, pelo jogo de ida do confronto da terceira fase da Libertadores. Guerrero marcou o primeiro gol do duelo, mas Willian José deixou tudo igual para o Tricolor.
Com a igualdade, o Esquadrão de Aço precisa vencer o Tigre por qualquer placar na partida de volta do confronto para ficar com a vaga na terceira fase. A decisão acontece na próxima terça (25), às 21h30, na Fonte Nova.
Antes de voltar a pensar na Libertadores, o Bahia entra em campo no sábado (22), às 18h30, para enfrentar a Juazeirense, também na Fonte Nova, pela nona e última rodada do Campeonato Baiano. Ocupando a vice-liderança na tabela com 15 pontos, o Tricolor já está classificado para a semifinal e vai definir a posição na primeira fase.
Primeiro tempo
Logo aos dois minutos, o Bahia carimbou o travessão com Caio Alexandre batendo do meio da rua. Na sequência, foi a vez de Gilberto chutar da entrada da área e obrigar Banegas a fazer boa defesa. Aos três minutos, Ursino fez uma falta dura no lateral-direito do Tricolor e recebeu o cartão amarelo. Enquanto o atleta do time baiano recebia atendimento médico, o VAR checou o lance e o árbitro mostrou o cartão vermelho para o volante da equipe boliviana. Aos 25 minutos, Lucho Rodríguez recebeu na área e finalizou para a defesa de Banegas. Depois foi a vez de Jean Lucas desperdiçar boa oportunidade ao desviar por cima o cruzamento de Pulga aos 29. O Tigre respondeu no minuto seguinte com Castro que chutou e a bola desviou no marcador e encobriu a meta de Marcos Felipe. Aos 32, o time baiano teve outra boa oportunidade para abrir o placar. Lucho recebeu na área e chutou, mas Banegas defendeu, Everton Ribeiro pegou o rebote, mas tentou uma cavadinha nas mãos do arqueiro da equipe boliviana. Pulga fez boa jogada pela esquerda e cruzou para trás. Lucho finalizou e Banegas salvou novamente o Tigre aos 35.
Guerrero abre o placar para o The Strongest
The Strongest abriu o placar aos 38 minutos com Guerrero e o lance foi validado pelo VAR. Contra-ataque rápido, o camisa 9 recebeu passe em profundidade, invadiu a área e bateu na saída de Marcos Felipe para estufar as redes. The Strongest 1x0 Bahia
Aos 47 minutos, Ademir perdeu uma chance de ouro para empatar, ao receber livre de marcação na pequena área, mas finalizou mal e a zaga cortou.
Segundo tempo
O jogo recomeçou com o Bahia colocando pressão e antes mesmo do primeiro minuto, Everton Ribeiro chutou para fora o rebote da defesa. Marcos Felipe fez grande defesa aos nove minutos impedindo que os bolivianos ampliassem o placar. Aos 20, o Tigre chegou a marcar o segundo, mas a arbitragem apontou impedimento no lance e invalidou o gol.
Willian José empata para o Esquadrão de Aço
O Bahia chegou ao empate com Willian José aos 23 minutos. Cauly recebeu, invadiu a área driblou dois marcadores e chutou, mas a bola desviou no meio do caminho, Banegas deu rebote e Willian José empurrou para o fundo das redes. The Strongest 1x1 Bahia
Banegas ainda salvou o Tigre de sofrer a virada ao defender o chute no ângulo de Lucho Rodríguez aos 50 minutos.
FICHA TÉCNICA
The Strongest 1x1 Bahia
Libertadores - 2ª fase
Local: Estádio Hernando Siles, La Paz (BOL)
Data: 18/02/2025 (terça-feira)
Horário: 21h30 no horário de Brasília
Árbitro: Guillermo Guerrero (EQU)
Assistentes: Cristian Lescano e Andres Tola (ambos do EQU)
VAR: Franklin Congo (EQU)
Cartões amarelos: Adrián Jusino (The Strongest) / Ademir, Caio Alexandre (Bahia)
Cartão vermelho: Ursino (The Strongest)
Gols: Guerrero (The Strongest) / Willian José (Bahia)
The Strongest: Rodrigo Banegas; Fran Supayabe (Martín Chatti), Adrián Jusino, Pablo Pedraza e Tobías Moriceau; Felipe Castro (Leonel López), Luciano Ursino, Joel Amoroso e Jaime Arrascaita; Enrique Triverio e Sebastián Guerrero (John García). Técnico: Antônio Carlos Zago.
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Luciano Juba), Kanu, Gabriel Xavier e Ramos Mingo; Caio Alexandre, Jean Lucas (Rodrigo Nestor) e Everton Ribeiro (Cauly); Ademir (Willian José), Erick Pulga (Michel Araújo) e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.