Esportes
BAVI #500 não terá apoio do VAR, seguindo norma da FBF
Com 46 mil ingressos já vendidos, os clubes que dividem uma rivalidade de 93 anos, se enfrentam neste sábado (1º) às 16h, na Fonte Nova
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Victor Ferreira/EC Vitória
Bahia e Vitória, clubes que dividem uma rivalidade de 93 anos, se enfrentam neste sábado (1º) às 16h, na Fonte Nova, em um jogo que marca a partida número 500 da dupla. Apesar da clássica disputa, a partida, da 6ª rodada do Baianão, conta com um particularidade incomum para jogos envolvendo times de 1ª divisão: a ausência do VAR, o árbitro de vídeo.
Conforme as normas do Campeonato Baiano, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) autoriza o uso do VAR somente nas duas partidas da fase final. Segundo o regulamento e tendo as despesas associadas ao sistema subtraídas das receitas das partidas, conforme estabelece o Parágrafo 1º do regulamento.
“Parágrafo 1º - A FBF utilizará nos jogos da Fase III – Final do CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL SÉRIE A – EDIÇÃO 2025, o sistema de arbitragem assistente de vídeo, ou seja, vídeo assistant refree - VAR, sendo certo que as despesas para tanto serão descontadas das rendas das partidas e lançadas nos respectivos borderôs”
Além disso, o documento permite que a entidade opte pelo emprego do VAR na fase semifinal, desde que as condições técnicas dos estádios sejam adequadas, conforme o “Parágrafo 3º – A FBF poderá optar pela utilização do VAR nos jogos da Fase II – Semifinal do CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL SÉRIE A – EDIÇÃO 2025, como autorizado na Reunião de Conselho Técnico, desde que existam condições técnicas para homologações dos estádios”.
Na última quinta-feira (30), em sorteio realizado pela FBF, foi definida a escala de arbitragem para o confronto. Bruno Pereira Vasconcelos comandará a partida, auxiliado por Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Daniella Coutinho Pinto.
Atualmente, o rubro-negro lidera o campeonato com 11 pontos, enquanto o tricolor se encontra na terceira posição, com oito. Ambos entrarão em campo neste sábado (1°) com a intenção de se manterem entre os primeiros colocados do Baianão.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.