Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 25 de agosto de 2024

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Com gol de Lucho Rodríguez, Bahia vence o Botafogo e se classifica na Copa do Brasil

Esportes

Com gol de Lucho Rodríguez, Bahia vence o Botafogo e se classifica na Copa do Brasil

O próximo adversário do Tricolor será conhecido através de sorteio

Com gol de Lucho Rodríguez, Bahia vence o Botafogo e se classifica na Copa do Brasil

Foto: Foto: Vítor Silva / Botafogo

Por: Leandro Aragão no dia 07 de agosto de 2024 às 21:06

Atualizado: no dia 07 de agosto de 2024 às 21:07

O Bahia está nas quartas de final da Copa do Brasil. O Esquadrão de Aço garantiu a classificação ao vencer o Botafogo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (7), na Arena Fonte Nova, pelo jogo de volta das oitavas de final. O gol que definiu a partida foi marcado por Lucho Rodríguez aos 41 minutos do segundo tempo. O time baiano venceu o confronto pelo placar agregado de 2 a 1.

Agora, o Bahia foca no clássico baiano contra o rival Vitória, marcado para o próximo domingo (11), às 16h, novamente na Fonte Nova, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor é o sétimo colocado com 32 pontos na tabela de classificação. Com 21, o Leão é o 15º.

Primeiro tempo

O jogo começou com as duas equipes buscando o gol. A primeira jogada ofensiva foi do Botafogo com Luiz Henrique chegando à linha de fundo, mas sendo desarmado por Juba e ganhando o escanteio. Aos dois, o Bahia respondeu aos dois minutos após a cobrança do esquinado em que Thaciano dominou e saiu jogando Everton Ribeiro. A bola chegou em Cauly que serviu Arias dentro da área, mas o colombiano preferiu tocar ao invés de finalizar e a defesa carioca afastou o perigo. Aos quatro, Igor Jesus fez o pivô para Luiz Henrique, que arrancou, ficou de cara com Marcos Felipe, mas finalizou para fora.

O jogo seguiu com os dois times de olho no ataque, mas com muita disputa física. No entanto, o time baiano cometia muitos erros de passe entregando a bola para o Botafogo que se aproveitava para armar as tramas. Uma delas foi aos 23 minutos, em que Marcos Felipe fez um corte providencial ao tocar com a mão na bola e desviar o cruzamento perfeito de Savarino para Luiz Henrique. Com a intervenção do arqueiro tricolor, o jogador do Fogão não conseguiu finalizar. Aos 33, o goleiro do Esquadrão cortou mais um cruzamento dentro da área, desta vez de Cuiabano buscando Igor Jesus. No minuto 42 Cuiabano desceu com perigo pela esquerda, fez o cruzamento rasteiro e Kanu deu um carrinho para impedir que chegasse ao destino e mandou para escanteio.

Gregore é expulso e deixa o Botafogo com um a menos

Gregore e Arias disputaram uma bola aérea e o colombiano levou a pior. Durante o atendimento médico do jogador do tricolor, o árbitro Rafael Klein foi chamado ao VAR para rever o lance. Na queda, o volante do Fogão tocou com a mão no rosto do atleta do time da casa e recebeu o cartão vermelho direto aos 47.

Segundo tempo

O Botafogo voltou com uma modificação, por causa da expulsão de Gregore. O técnico Artur Jorge sacou o estreante Thiago Almada, que já tinha um cartão amarelo, e promoveu a entrada do volante de Danilo Barbosa para recompor o sistema defensivo. Enquanto o Bahia manteve a mesma formação da primeira etapa.

Com um homem a mais, o Tricolor passou a ter mais o domínio da bola e trocar passes no campo de ataque. No entanto, Igor Jesus desperdiçou a melhor chance neste segundo tempo aos sete minutos. O atacante recebeu a bola de Savarino livre de marcação, mas demorou para finalizar e Everton Ribeiro chegou na pressão e o chute saiu torto para fora. Aos 11 minutos, o Fogão teve um gol anulado. Lançamento de Marlon Freitas para Savarino que desceu com perigo pela esquerda e cruzou para Ponte, que escorou para o fundo das redes. Mas a arbitragem invalidou o lance apontando impedimento do lateral do time carioca. A resposta do Esquadrão de Aço veio aos 13 minutos com Biel que bateu colocado e obrigou John a salvar os cariocas espalmando para fora. Apesar da vantagem numérica, o time baiano não consegue se impor e furar o bloqueio defensivo dos visitantes.

 

O Bahia passou dominar mais as ações. Aos 18 minutos, Biel desviou o cruzamento no miolo da área e John caiu para fazer a defesa. No minuto seguinte foi a vez de Jean Lucas bater de perna esquerda e mandar para fora. Aos 22, Juba arriscou do meio da rua e ela passou pelo lado da meta carioca. Três minutos depois John fez um milagre e evitou o gol do Bahia. Jean Lucas recebeu na esquerda e deixou para Juba que cruzou para a área. Everton Ribeiro ajeitou de peito para Thaciano que finalizou e o goleiro do Alvinegro carioca defendeu. O time baiano teve outra chance aos 31, mas Bastos cortou para fora.

Lucho Rodríguez marca para o Bahia
O Bahia finalmente estufou as redes do Botafogo com Lucho Rodríguez aos 41 minutos. Jogada pela esquerda, Everton Ribeiro domina e toca para o uruguaio que bate cruzado para abrir o placar. Na comemoração, ele tirou a camisa e recebeu o amarelo. Bahia 1x0 Botafogo

Rafael Ratão é expulso no banco de reservas
Rafael Ratão recebeu o cartão vermelho aos 51 minutos. O atacante chutou a bola para longe e foi expulso.

 

FICHA TÉCNICA
Bahia 1x0 Botafogo (Placar agregado: 2x1)
Copa do Brasil - Oitavas de final (jogo de volta)

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 07/08/2024 (quarta-feira) 
Horário: 19h
Árbitro: Rafael Klein (RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartão amarelo: Caio Alexandre, Lucho Rodríguez, Everton Ribeiro (Bahia) / Thiago Almada, Alexander Barboza, Bastos (Botafogo)

Cartão vermelho: Rafael Ratão (Bahia) / Gregore (Botafogo)

Gol: Lucho Rodríguez (Bahia)

 

Bahia: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (De Pena), Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly (Biel); Thaciano (Luciano Rodríguez) e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.

Botafogo: John; Mateo Ponte (Óscar Romero), Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas (Allan), Thiago Almada (Danilo Barbosa) e Savarino (Tchê Tchê); Luiz Henrique (Carlos Alberto) e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.