Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Vitória segura pressão em casa, derrota o Ceará e retoma vice-liderança da Série B

Esportes

Vitória segura pressão em casa, derrota o Ceará e retoma vice-liderança da Série B

Léo Gamalho marcou, de pênalti, o único gol da partida no Barradão; Leão manteve boa campanha como mandante e foi a 44 pontos, um atrás do Sport

Vitória segura pressão em casa, derrota o Ceará e retoma vice-liderança da Série B

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Por: Marina Aragão no dia 13 de agosto de 2023 às 20:05

Atualizado: no dia 13 de agosto de 2023 às 20:25

O Vitória fez valer a ótima campanha como mandante na Série B ao vencer a quinta partida seguida em casa. Na noite deste domingo (13), o Rubro-Negro se segurou diante do volume de jogo do Ceará e retomou a vice-liderança na 23ª rodada do campeonato.

Léo Gamalho que marcou - de pênalti - o único gol da partida no começo do primeiro tempo e Lucas Arcanjo - dono de defesas providenciais - foram os nomes no Barradão. O jogo foi dramático até o fim, quando o Leão ainda perdeu dois jogadores por expulsão.

Com o resultado positivo, o time comandado por Léo Condé chegou aos 44 pontos na tabela, atrás do Sport, que lidera com um a mais. 

A 24ª rodada do campeonato chega para o Vitória na próxima sexta-feira (18). Desta vez, o Leão recebe o Botafogo-SP, às 19h, no Barradão.

O JOGO

Primeiro tempo

As equipes entraram com uma postura ofensiva num jogo bastante movimentado. Melhor distribuído em campo, o Ceará começou com mais perigo nas jogadas em profundidade, mas foi o Vitória quem abriu o placar em cobrança de pênalti - Léo Gamalho converteu para os donos da casa aos 12 minutos. O Vozão, por outro lado, sentiu o gol e viu o Rubro-Negro controlar o jogo até os 30. Em seguida, o visitante reagiu e teve chance de empatar o marcador, principalmente em blitz na reta final da primeira etapa. Destaque para Lucas Arcanjo, que fez ótimas defesas nas chegadas do time alvinegro.

Aos quatro minutos, Jean Carlos bateu escanteio fechadinho para boa defesa de Lucas Arcanjo. No rebote, o Ceará ainda tentou o chute, mas foi travado pela defesa rubro-negra.

Na bola de segurança - forte e alta -, Léo Gamalho abriu o placar para o Vitória em cobrança de pênalti aos 12 minutos. O árbitro marcou a penalidade após Erick calçar e derrubar Iury Castilho dentro da área, após jogada na ponta esquerda. 

Aos 23, quase o empate do Vozão. Saulo Mineiro ganhou de Wagner Leonardo, avançou, chutou cruzado e mandou pertinho do gol de Arcanjo.

Iury Castilho fez boa jogada na esquerda, passou pela marcação e cruzou na área para Léo Gamalho. Antes de a bola encontrar o camisa 9 rubro-negro, porém, tocou na defesa alvinegra e desviou no atacante, saindo pela linha de fundo.

Aos 37, ótimo contra-ataque do Ceará. Erick chegou pela direita, dominou, escolheu o canto e bateu. Lucas Arcanjo fez ótima defesa para evitar o primeiro gol do Vozão. Na sequência, Jean Carlos resolveu arriscar de longe e Arcanjo apareceu bem novamente. 

Jean Carlos, aos 41, entrou sozinho na grande área e chutou rasteiro para mais uma intervenção do goleiro rubro-negro.

Segundo tempo

Assim como no primeiro tempo, o Ceará voltou do intervalo com pressão em cima do Vitória e em busca do empate. Tanto que, até a metade da etapa final, o Rubro-Negro não havia conseguido encaixar uma jogada de ataque para ameaçar o Vozão. A chance mais clara de gol, porém, veio dos donos da casa aos 24. Graças ao goleiro do time alvinegro, Zé Hugo não ampliou a vantagem. Do outro lado, Lucas Arcanjo continuou em alto nível para segurar o resultado. A reta final foi de intensidade para as duas equipes - recuado, o Leão se desdobrou para frear as chegadas do Ceará e apostou nos contra-ataques. Ainda enfrentou um fim dramático, com dois expulsos após os 50. Após o apito, vitória do Vitória no Barradão.

No minuto inicial, Jean Carlos chutou de longe, rasteiro, e mandou para fora na primeira chegada do Ceará.

Aos 24, lance inacreditável. Wellington Nem cruzou na área e Zé Hugo cabeceou para baixo. Bruno Ferreira defendeu à queima-roupa para evitar o segundo gol do Vitória.

Dois minutos depois, Saulo Mineiro aproveitou a sobra na área e saiu na cara do gol. De novo, a estrela de Lucas Arcanjo brilhou para salvar o Rubro-Negro. Na sequência, a arbitragem marcou posição de impedimento.

Zeca cobrou escanteio aos 31, Léo Gamalho subiu para cabecear e colocou a bola perto do gol de Bruno Ferreira.

Aos 37, Barletta finalizou de fora da área e Lucas Arcanjo fez mais uma bela defesa. Bonito lance aos 44. Guilherme Castilho tentou um voleio dentro da área e mandou por cima da meta rubro-negra.

Aos 51, o Vitória perdeu dois jogadores expulsos: Jhonny Lucas - recebeu vermelho direto após carrinho em Guilherme Castilho - e Wellington Nem - tomou o segundo amarelo por falta.

FICHA TÉCNICA

Vitória 1 x 0 Ceará
Série B - 23ª rodada

Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 13/08/2023 (domingo)
Horário: 18h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA-RJ)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Gustavo Mota Correia (RJ)
Quarto árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
VAR: Philip Georg Bennett (RJ)

Gol: Léo Gamalho (Vitória) 
Cartões amarelos: Camutanga, Dudu, Yan Souto, Wellington Nem (2x), Mateus Gonçalves (Vitória) / Breno, Paulo Victor, Bissoli, Warley (Ceará)
Cartão vermelho: Jhonny Lucas, Wellington Nem (Vitória)

Vitória: Lucas Arcanjo; Yan Souto, Camutanga (Zeca), Wagner Leonardo © e Felipe Vieira; Matheus Trindade (Jhonny Lucas), Dudu e Giovanni Augusto (Wellington Nem); Mateus Gonçalves, Iury Castilho (Zé Hugo) e Léo Gamalho (Welder). Técnico: Léo Condé 

Ceará: Bruno Ferreira; Warley, Luiz Otávio ©, David Ricardo e Paulo Victor (Willian Formiga); Willian Maranhão, Breno (Zé Ricardo) e Jean Carlos (Guilherme Castilho); Saulo Mineiro, Erick (Chrystian Barletta) e Nicolas (Bissoli). Técnico: Guto Ferreira