Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Vitória de olho no retrospecto da Série B: desde 2006, só três campeões do 1º turno não subiram à elite

Esportes

Vitória de olho no retrospecto da Série B: desde 2006, só três campeões do 1º turno não subiram à elite

Rubro-Negro terminou a 19ª rodada na liderança da competição, com 37 pontos e aproveitamento de 64%

Vitória de olho no retrospecto da Série B: desde 2006, só três campeões do 1º turno não subiram à elite

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Por: Marina Aragão no dia 25 de julho de 2023 às 13:00

Depois de bater a Chapecoense, o Vitória se tornou o "campeão" do primeiro turno da Série B 2023. Há quem questione o título simbólico, mas o histórico da Segundona mostra que fechar a 19ª rodada na liderança normalmente rende bons frutos. 

Em 17 edições, apenas três clubes com as melhores campanhas na metade inicial não subiram à elite do futebol. O recorte parte de 2006 porque esse foi o primeiro ano de pontos corridos, com turno, returno e 20 clubes - no mesmo formato da Primeira Divisão.

Além disso, em dez edições da Série B, os líderes do primeiro turno mantiveram o bom aproveitamento, conseguiram o acesso e, de quebra, conquistaram o título. Inclusive, esse feito foi visto nos últimos seis anos da competição.

Nesta edição, o Vitória fechou o turno na liderança, com 37 pontos e aproveitamento de 64%. Em 19 jogos, são 12 resultados positivos, um empate e seis derrotas - além da reputação de melhor ataque, ao lado do Sport, com 29 gols marcados. 

A equipe baiana teve um início arrasador de Série B, com cinco vitórias em cinco jogos, e liderou a competição por nove rodadas consecutivas. No entanto, o time comandado por Léo Condé chegou a sair do G-4 após cair de rendimento. Na reta final do turno, o Leão conseguiu a reabilitação e emplacou três triunfos seguidos para voltar ao topo.

Exceções

Com a boa campanha, o Vitória tem o retrospecto da Segundona a seu favor. Das três exceções, duas foram logo após a inauguração do novo formato, quando as equipes ainda se adaptavam. A configuração de pontos corridos exige - muito mais do que uma boa largada - regularidade e elenco forte.

Em 2006, o Coritiba fechou a primeira parte da Série B na liderança, com 35 pontos, mas caiu de rendimento e terminou em sexto. No ano seguinte, foi a vez do Criciúma. A equipe catarinense terminou o turno na ponta da tabela, com 37 pontos, no entanto, finalizou a competição no sétimo lugar, com 53. 

De lá para cá, ser campeão do primeiro turno é praticamente garantia de acesso. O único que desperdiçou a chance nesse período foi o Ceará, em 2014. O Vozão terminou o turno na liderança, com 35 pontos. Mas não manteve o ritmo, fez apenas 22 pontos na virada e ficou em 8º lugar, com 57.