Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Bahia vence o Coritiba e conquista primeiro triunfo em casa pelo Brasileirão

Esportes

Bahia vence o Coritiba e conquista primeiro triunfo em casa pelo Brasileirão

Em jogo com gol contra do Coxa, Tricolor ganhou de 3 x 1 na Arena Fonte Nova e emplacou segunda vitória seguida na competição

Bahia vence o Coritiba e conquista primeiro triunfo em casa pelo Brasileirão

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Por: Marina Aragão no dia 07 de maio de 2023 às 18:02

Atualizado: no dia 07 de maio de 2023 às 18:42

Com o selo oficial de primeiro jogo na era City, o Bahia conseguiu seu primeiro triunfo dentro de casa pela Série A do Brasileirão. Neste domingo (7), o Tricolor ganhou do Coritiba por 3 x 1 com gols de Victor Luís (contra), Biel e David Duarte, na Arena Fonte Nova - com quase 40 mil torcedores. Boschilia marcou o único do Coxa em um lindo chute de fora da área.

O Tricolor buscava manter a sequência positiva e tinha a missão de ganhar o segundo jogo seguido na competição - a primeira vitória foi contra o Vasco, no Rio de Janeiro, pela terceira rodada. Agora, o time soma seis pontos na tabela e está na oitava colocação.

Depois de quase dois anos e meio, Bahia e Coritiba voltaram a se enfrentar pela Série A. Os confrontos entre as equipes em Salvador são marcados pelo equilíbrio, mas o Esquadrão desencantou e levou a melhor nesta partida, válida pela quarta rodada. Nos últimos dez jogos disputados na capital baiana, foram oito empates e uma vitória para cada lado.

O próximo compromisso do Bahia é contra o Santos, na Vila Belmiro, na quarta-feira (10). O jogo, válido pela quinta rodada do Brasileirão, está marcado para 19h.

O JOGO

Primeiro tempo

Bahia absoluto em campo e na frente do placar, com gol contra do Coritiba. A primeira etapa mostrou muito volume de jogo do Esquadrão, que não tomou conhecimento do Coxa na partida e teve duas chances, com Thaciano, de sair para o intervalo com o placar mais elástico. O Alviverde, pressionado na saída de bola, não conseguiu articular suas jogadas e não chegou com perigo à área tricolor. Melhor para o time da casa, com destaque para as jogadas que passaram pelos pés de Biel na ponta esquerda.

O Coritiba começou com uma marcação alta, mas, aos 4 minutos, Thaciano recebeu na entrada da grande área, driblou o defensor do Coxa e arriscou uma pancada. A bola passou à direita do gol de Gabriel.

Aos 11, o Coritiba tentou um ataque com bola enfiada entre os zagueiros do Bahia. Kanu e Alef Manga apostaram corrida e o defensor levou a melhor.

Três minutos depois, Biel foi para cima, arriscou o drible, deixou o adversário para trás e chutou rasteiro para a defesa de Gabriel.

Em seguida, gol contra do Coxa! Matheus Bahia avançou pela esquerda, cruzou rasteiro na área e Victor Luís empurrou para dentro do próprio gol. Esquadrão na frente do placar!

Aos 24, Alef Manga acertou uma cabeçada dentro da área, mas Marcos Felipe defendeu com facilidade.

Depois dos 25, muita pressão do Tricolor. Em contra-ataque, Cauly recebeu de Biel na entrada da área, limpou, mas o chute saiu mascado e a bola foi em direção à linha lateral. Logo depois, Biel achou Thaciano dentro da área, que finalizou na saída do goleiro, mas tirou demais e a bola foi pela linha de fundo. Aos 28, Thaciano na área de novo. Dessa vez, o meio-campista acertou uma cabeçada no travessão.

O Bahia pressionou até os últimos minutos do primeiro tempo. Aos 45, Biel arrancou em velocidade e cruzou para Everaldo na área. O camisa 9 até acertou a cabeçada, mas sem força, e a bola ficou nas mãos de Gabriel. 

Segundo tempo

Jogo movimentado na segunda etapa. O Bahia voltou pouco criativo e com muitos erros de ataque. Do outro lado, o Coxa veio mais ligado na partida e com mais intensidade, tanto que empatou o placar com um golaço de fora da área de Boschilia. Após tomar um susto, o Tricolor reagiu rapidamente. Em cinco minutos, emplacou mais dois gols - com Biel e David Duarte - e retomou o controle da partida. Destaque para as duas assistências de Cauly. 

Aos 9, Rezende encontrou Everaldo dentro da área. O centroavante chutou, mas foi travado pela zaga alviverde.

Na resposta, Alef Manga chegou pelo lado direito, chutou forte e cruzado, mas a bola foi pelo lado de fora da rede.

O Coxa continuou mais propositivo no jogo e, aos 17, alerta de golaço. Boschilia arriscou um chute de fora da área e surpreendeu Marcos Felipe, para empatar o placar na Arena Fonte Nova.

Dois minutos depois, resposta imediata do Tricolor. Jacaré iniciou jogada pela direita, a bola passou por Cauly até chegar em Biel. O camisa 11 pegou de primeira de chapa e acertou o gol. Segundo do Tricolor no jogo.

Aos 22, Cauly lançou na área em cobrança de falta e David Duarte acertou uma bela cabeçada. Mais um do Esquadrão.

O Bahia também chegou ao ataque pela esquerda aos 29. Biel fez cruzamento rasteiro, mas Jamerson cortou e mandou para escanteio.

Aos 42, Marcos Vinícius tentou jogada individual, mas terminou desarmado pela defesa do Bahia.

Ademir passou por três marcadores e achou Arthur Sales nas costas da defesa, aos 53. O camisa 14 foi travado na hora do chute dentro da área. Fim de jogo e triunfo do Bahia.

FICHA TÉCNICA

Bahia 3 x 1 Coritiba
Série A - 4ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 07/05/2023 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA-CE) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
Quarto árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)

Gols: Victor Luís (contra), Biel, David Duarte (Bahia) 
Cartões amarelos: Jacaré, Biel (Bahia) / Antônio Carlos Zago, Willian Farias, Boschilia, Bruno Viana, Jamerson, Henrique (Coritiba) 

Bahia: Marcos Felipe, Kanu ©, David Duarte e Rezende; Jacaré, Yago Felipe (Acevedo), Thaciano (Diego Rosa), Matheus Bahia e Cauly (Ademir); Biel (Lucas Mugni) e Everaldo (Arthur Sales). Técnico: Renato Paiva

Coritiba: Gabriel, Bruno Viana, Henrique (Marcelino Moreno) e Victor Luis; Natanael (Matheus Bianqui), Willian Farias ©, Bruno Gomes (Marcos Vinícius) e Jamerson; Kaio César (Zé Roberto), Alef Manga e Rodrigo Pinho (Boschilia). Técnico: Antônio Carlos Zago