Eleições 2024
Eleições 2024
Ruas de Salvador já amanhecem tomadas por santinhos neste domingo
A prática de espalhar esses e outros materiais impressos na véspera e no dia da votação é um crime eleitoral
Foto: Reprodução/Instagram
Neste domingo eleitoral (6), uma das cenas mais comuns em Salvador e em outras cidades do Brasil é o derramamento de santinhos nas ruas. Alguns dos casos de poluição acontecem no Beco João do Boi, no bairro do Bonfim, em Salvador, próximo ao Colégio Paulo Américo, e na Rua Numa Pompílio Bitencourta, nas imediações do Colégio Estadual Kleber Pacheco, em Pernambués. Ao longo das vias onde os pontos eleitorais estão localizados, milhares dos pequenos folhetos com número e nome dos candidatos cobrem as calçadas das vias, como em tantas outras na capital.
A prática de espalhar esses e outros materiais impressos na véspera e no dia da votação é um crime eleitoral, que pode inclusive trazer punições para os próprios candidatos. Pela lei eleitoral, cabe ao candidato cuidar da posse, guarda, distribuição, bem como pela posterior limpeza e destinação final do material.
Além disso, a legislação proíbe que eleitores ou candidatos causem algum tipo de desordem que atrapalhe os trabalhos eleitorais, tentem impedir alguém de votar ou atuem para induzir o voto em determinado candidato ou partido.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.