
Educação
Governo Federal cria exame para avaliar cursos de medicina e seleção para residência
Novo exame, que será aplicado a partir de outubro, avaliará 300 cursos de medicina

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O governo federal implementará um novo exame anual, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), para avaliar a qualidade dos cursos de medicina no Brasil e auxiliar na seleção para residência médica. O objetivo é avaliar cerca de 300 cursos de medicina em 200 municípios e possibilitar que médicos formados tentem vagas por meio do Exame Nacional de Residência Médica (Enare). A expectativa é que 42 mil estudantes e médicos participem.
A prova será aplicada ainda em outubro deste ano, com os resultados sendo divulgados no início de dezembro. O Enamed será baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina e utilizará uma matriz de referência e instrumentos de avaliação teórica desenvolvidos pelo Inep. Serão 100 questões objetivas nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunidade, Saúde Mental e Saúde Coletiva.
As inscrições para estudantes concluindo o curso de medicina serão feitas pelas instituições de ensino, por meio do Enade, entre maio e junho. Já os médicos interessados em utilizar a prova para residência médica poderão se inscrever de forma individual entre julho e agosto.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.