Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Quarta-feira, 16 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Educação

/

Número de crianças negras em creches supera o de brancas pela 1° vez

Educação

Número de crianças negras em creches supera o de brancas pela 1° vez

Apesar do crescimento, número ainda está abaixo da meta do MEC

Número de crianças negras em creches supera o de brancas pela 1° vez

Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 10 de abril de 2025 às 09:38

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) revelaram que a porcentagem de crianças negras (40,2%) superou a de brancas (38,3%) em creches brasileiras pela primeira vez na história em 2024.

Em creches públicas, o número é ainda mais significativo, onde o percentual subiu de 38% para 45%. A diretora executiva da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Mariana Luz, explicou que maior parte dessas crianças negras vivem em situação de vulnerabilidade. 

“Ao olharmos para os dados do Cadúnico, sabemos que essas crianças são, infelizmente, as mais vulnerabilizadas. E que deveriam ter prioridade para serem inseridas sobretudo nessa busca de inclusão na etapa da creche, que é voluntária”, diz Mariana. 

Segundo a especialista, apesar do avanço na educação primária em relação aos anos anteriores, o Brasil ainda está abaixo do ideal. O Plano Nacional de Educação prevê que 50% das crianças estejam matrículadas em creches, mas a porcentagem atual está em 38,7%.