
Educação
Ministro da Educação determina que Inep divulgue dados barrados de alfabetização
Tema foi tratado em reunião no MEC na quarta-feira (2)

Foto: MEC/Divulgação
O ministro da Educação, Camilo Santana, determinou ao presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Manuel Palácios, que haja a divulgação imediata dos resultados barrados de alfabetização da principal avaliação do país.
O tema foi tratado em reunião no MEC (Ministério da Educação) na quarta-feira (2). O encontro contou com a participação de Camilo e Palácios, além de outros integrantes da pasta. Entidades que monitoram as políticas do Governo Lula no setor de educação já haviam lamentado a decisão do Ministério da Educação (MEC) de ocultar parte dos resultados sobre alfabetização da última edição do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), de 2023. Essa é a principal avaliação do aprendizado dos alunos em português e matemática, em uma etapa especialmente importante da jornada formativa deles, por estado e no país todo.
O ministro indicou a Palácios que a divulgação ocorra ainda nesta quinta (3), segundo relatos colhidos pela Folha de S.Paulo. Camilo estaria contrariado com a decisão do Inep, que tem causado desgaste para o MEC e para o governo Lula (PT). O tema gerou reação no Congresso, com requerimentos de informações por parte de parlamentares e provocação ao TCU (Tribunal de Contas da União). A comissão de Educação da Câmara ainda aprovou na quarta-feira (2) um convite para que o ministro vá ao colegiado explicar a situação.
A decisão de esconder resultados de uma avaliação já aplicada, com uso de recursos públicos, é inédita. Segundo técnicos do Inep, o principal motivo para o engavetamento seria o fato de que há diferenças entre os resultados do Saeb e de outro instrumento criado pelo atual governo para mensurar a qualidade da alfabetização.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.