Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Sexta-feira, 04 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Educação

/

Ministro da Educação determina que Inep divulgue dados barrados de alfabetização

Educação

Ministro da Educação determina que Inep divulgue dados barrados de alfabetização

Tema foi tratado em reunião no MEC na quarta-feira (2)

Ministro da Educação determina que Inep divulgue dados barrados de alfabetização

Foto: MEC/Divulgação

Por: Metro1 no dia 03 de abril de 2025 às 13:39

O ministro da Educação, Camilo Santana, determinou ao presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Manuel Palácios, que haja a divulgação imediata dos resultados barrados de alfabetização da principal avaliação do país.

O tema foi tratado em reunião no MEC (Ministério da Educação) na quarta-feira (2). O encontro contou com a participação de Camilo e Palácios, além de outros integrantes da pasta. Entidades que monitoram as políticas do Governo Lula no setor de educação já haviam lamentado a decisão do Ministério da Educação (MEC) de ocultar parte dos resultados sobre alfabetização da última edição do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), de 2023. Essa é a principal avaliação do aprendizado dos alunos em português e matemática, em uma etapa especialmente importante da jornada formativa deles, por estado e no país todo.

O ministro indicou a Palácios que a divulgação ocorra ainda nesta quinta (3), segundo relatos colhidos pela Folha de S.Paulo. Camilo estaria contrariado com a decisão do Inep, que tem causado desgaste para o MEC e para o governo Lula (PT). O tema gerou reação no Congresso, com requerimentos de informações por parte de parlamentares e provocação ao TCU (Tribunal de Contas da União). A comissão de Educação da Câmara ainda aprovou na quarta-feira (2) um convite para que o ministro vá ao colegiado explicar a situação.

A decisão de esconder resultados de uma avaliação já aplicada, com uso de recursos públicos, é inédita. Segundo técnicos do Inep, o principal motivo para o engavetamento seria o fato de que há diferenças entre os resultados do Saeb e de outro instrumento criado pelo atual governo para mensurar a qualidade da alfabetização.