Educação
Governo lança programa para valorização e qualificação de professores
Iniciativa tem eixos que buscam atrair e apoiar estudantes para cursos de licenciatura; Prova Nacional Docente é criada para uniformizar seleção dos professores
Foto: Ângelo Miguel/MEC
O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta terça-feira (14), o programa "Mais Professores para o Brasil", com o objetivo de valorizar e qualificar os professores da educação básica. O programa abrange cinco eixos, sendo um deles o "Pé-de-Meia Licenciaturas", voltado para atrair e apoiar estudantes que optam por cursos de licenciatura. A iniciativa também inclui a criação da Prova Nacional Docente, que uniformiza a seleção dos professores no Brasil, com a adesão dos estados sendo opcional.
O programa oferece benefícios como bolsas de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura que atingirem 650 pontos ou mais no Enem de 2024 e optarem pelo Sisu, Prouni ou Fies. O total de 12 mil bolsas será distribuído entre esses programas, com prioridade para os candidatos do Sisu. Além disso, o governo planeja realocar professores para áreas de maior carência, oferecendo bolsas adicionais de R$ 2.100 por dois anos, além de qualificação continuada, como pós-graduação.
Outros eixos do programa incluem a formação inicial e continuada de docentes e a valorização dos professores por meio de parcerias que oferecem benefícios como acesso a crédito em bancos públicos, descontos em hotéis e distribuição de 100 mil notebooks anuais para professores premiados. A operacionalização do programa será iniciada em fevereiro, com a expectativa de que os professores já estejam realocados em novos postos de trabalho a partir de agosto.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.