Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Educação

/

Lula sanciona lei que reconhece Anísio Teixeira como patrono da escola pública

Educação

Lula sanciona lei que reconhece Anísio Teixeira como patrono da escola pública

Anísio Teixeira teve importantes iniciativas na área da educação

Lula sanciona lei que reconhece Anísio Teixeira como patrono da escola pública

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 16 de outubro de 2024 às 07:59

Nesta terça-feira (15), dia do professor, o educador baiano Anísio Teixeira foi oficialmente reconhecido como o patrono da educação pública no Brasil. A lei que formaliza essa homenagem foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Essa homenagem é importante porque a educação é a única e a mais forte possibilidade que temos para fazer com que esse país dê um salto de qualidade, e sua sociedade possa viver bem com bons empregos e salários, e com muito conhecimento”, declarou o presidente Lula durante o evento de sanção da lei.

Anísio Spínola Teixeira foi um bacharel em Direito, gestor público, intelectual e educador, desempenhando um papel fundamental na história da educação brasileira. O intelectual esteve envolvido na fundação de diversas universidades federais, incluindo a Universidade de Brasília (UnB). Além disso, ocupou o cargo de chefe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do atual Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), instituição que, hoje, leva seu nome.

Entre suas iniciativas mais significativas como secretário de Educação e Saúde da Bahia, destaca-se a construção do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, conhecido como Escola Parque, que foi inaugurado em 1950 na Caixa D’água, em Salvador.