Educação
Estudantes indígenas entregam carta de reivindicações em audiência no Senado
Durante o evento, os estudantes indígenas sugeriram a criação de uma universidade exclusiva para povos indígenas, respeitando suas particularidades culturais e educacionais.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI) reuniu cerca de mil estudantes de mais de 100 povos indígenas em Brasília, na última semana. O evento, organizado pela Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília (AAIUnB), incluiu uma série de reuniões com representantes dos Poderes Públicos.
Em audiências no Senado, os estudantes indígenas discutiram cotas nas universidades e sugeriram a criação de uma universidade exclusiva para povos indígenas, respeitando suas particularidades culturais e educacionais. Eles também entregaram uma carta com reivindicações, escrita por coletivos indígenas de 25 universidades.
Na Câmara, estudantes indígenas participaram de uma audiência com parlamentares para debater a importância da presença indígena no ensino superior nas últimas duas décadas, destacando a ciência indígena como ferramenta de luta e promoção da equidade. “Queremos trazer a ciência indígena para dentro da universidade, não somente ficar na grade ocidental, que as universidades oferecem, mas trazer também a nossa diversidade, a nossa identidade, o que inclui a ciência indígena”, ressalta Manuele Tuyuka, presidente da Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília (AAIUnB).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.