Educação
"Brasil avançou no acesso à escola, mas ainda precisa melhorar a qualidade", diz especialista
Antônio Gois salienta que a baixa qualidade não ocorre apenas nas unidades escolares públicas
Foto: Reprodução/Radio Metrópole
O jornalista especializado em Educação, Antônio Gois, avalia que houve um avanço no Brasil no acesso à escola, mas, segundo ele, o país ainda precisa melhorar a qualidade do ensino.
Em entrevista a Mário Kertész na Rádio Metropole nesta quarta-feira (27), Gois salienta que a baixa qualidade não ocorre apenas nas unidades escolares públicas.
"Os indicadores de escolas privadas no Brasil também são muito ruins quando comparados às escolas que atendem a elite em outros países .(...) E todos nós perdemos, do mais rico empresário ao mais pobre trabalhador, com a ausência de um projeto de educação sustentável, coerente que olhe para longo prazo", analisa Gois, que está lançando o livro "O ponto a que chegamos".
Apesar da qualidade do ensino ser baixa, o jornalista ressalta que, nas décadas passadas apenas 14% dos jovens entre 15 a 17 anos estavam na escola, hoje esse indicador é 75%. "A gente tem avançado em ritmo insuficiente, mas tem conseguido avançar, principalmente, depois da redemocratização", pontua.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.