
Economia
Preço dos alimentos vai baixar nos próximos 60 dias, diz Simone Tebet
Tebet explicou que a alta de preços foi impulsionada por fatores como mudanças climáticas e quebras de safra

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os preços dos alimentos devem começar a cair nos próximos 60 dias, conforme a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Tebet. A declaração foi feita nesta terça-feira (25) durante o programa Bom Dia, Ministra. Tebet explicou que a alta de preços foi impulsionada por fatores como mudanças climáticas e quebras de safra, afetando até outros países produtores.
A ministra afirmou que os alimentos mais caros para o consumo do brasileiro, como ovos e café, foram os mais impactados pela alta. “Os alimentos que mais subiram são aqueles produtos que são mais caros para o coração ou para o paladar do povo brasileiro, que é o ovo, o café. Mas na safra do ano que vem teremos alívio. O agronegócio brasileiro esse ano vem muito forte e dará, inclusive, sustentabilidade ao nosso PIB. Ouso dizer que vamos crescer acima das projeções que nós mesmos estamos fazendo, porque teremos uma safra muito forte que vai ajudar no crescimento, na geração de emprego e renda e no barateamento dos alimentos”, argumentou.
Entre as medidas em destaque, Tebet mencionou a desburocratização das regras de comercialização de produtos como o ovo, facilitando o comércio entre os estados sem a necessidade de um selo nacional. Ela também sugeriu que os estados possam colaborar com a queda nos preços ao conceder isenção de ICMS sobre a cesta básica por períodos específicos, ajustando suas finanças para beneficiar a população.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.