![Desemprego é o menor da história em 14 estados em 2024, diz IBGE](https://api.metro1.com.br/noticias/161445,desemprego-e-o-menor-da-historia-em-14-estados-em-2024-diz-ibge-3.jpg)
Economia
Há ainda incertezas sobre impactos do “efeito Trump”, diz presidente do Banco Central
Segundo presidente do BC, fato de que Trump, ao retornar à Casa Branca, não estabeleceu tarifas abrangentes imediatamente levou alívio ao mercado
![Há ainda incertezas sobre impactos do “efeito Trump”, diz presidente do Banco Central](https://api.metro1.com.br/noticias/161450,ha-ainda-incertezas-sobre-impactos-do-efeito-trump-diz-presidente-do-banco-central-3.jpg)
Foto: Diogo Zacarias/MF
O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, afirmou nesta sexta-feira (14), em São Paulo, que a volatilidade no mercado ainda reflete incertezas sobre as medidas efetivas de Donald Trump em seu retorno à Casa Branca.
"Há um cenário de mudança e complexidade global. E ainda estamos tentando entender medidas efetivas e repercussões dessas medidas", declarou.
Galípolo ressaltou que o mercado esperava que a política tarifária de Trump desencadeasse um ciclo de aumento de preços nos Estados Unidos, seguido por uma alta de juros pelo Federal Reserve, valorização do dólar e desvalorização das demais moedas.
No entanto, como o ex-presidente não implementou tarifas abrangentes de imediato, houve um alívio no mercado. Desde sua posse, o real se valorizou mais de 5%, passando da faixa dos R$ 6 para cerca de R$ 5,70. "Existe um prêmio considerável de incerteza sobre qual vai ser a política e impactos. E essa incerteza tem influenciado os preços dos ativos", afirmou durante evento na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.