Economia
Conta de luz sem taxa extra em 2025 depende de chuvas, diz Aneel
Segundo diretor-geral Sandoval Feitosa, se previsão de chuva continuar — principalmente nos locais onde está chovendo — é possível ter bandeira verde ao longo do ano
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse nesta terça-feira (21) que há uma "perspectiva favorável" para que o Brasil atravesse o ano de 2025 com a bandeira verde na conta de luz, ou seja, sem cobrança de taxas extras nas faturas.
"Se continuarmos com essa previsão de chuva e, principalmente, nos locais onde está chovendo, a perspectiva é que tenhamos bandeira verde ao longo do ano", afirmou Feitosa. Ele explicou, no entanto, que ainda é cedo para garantir como será o cenário das bandeiras tarifárias em 2025, uma vez que isso só pode ser determinado no início do período seco, quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas pode ser avaliado.
Caso as expectativas para o período chuvoso se confirmem, a bandeira verde poderá prevalecer na maior parte do próximo ano. Feitosa também destacou que, em momentos de maior pressão durante o período seco, que se inicia em maio, a bandeira pode alternar para as cores amarela ou vermelha, o que implica cobranças adicionais.
"Mas a perspectiva para o ano é muito favorável, e nós também esperamos que o comportamento tarifário ao longo do ano seja o mais previsível possível. Claro que isso também depende das discussões sobre políticas públicas que estão acontecendo atualmente entre o Executivo e o Legislativo", completou o diretor-geral.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.