Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Banco Central diz que fake news não impactaram uso do Pix

Economia

Banco Central diz que fake news não impactaram uso do Pix

Explicação está ligada ao efeito sazonal do Natal quando há aumento nas compras; janeiro geralmente apresenta uma redução nas transações

Banco Central diz que fake news não impactaram uso do Pix

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 15 de janeiro de 2025 às 18:21

O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira (15) que o volume de transações do Pix em janeiro está dentro da variação normal para o início do ano. Na comparação com o mesmo período de dezembro, houve uma queda de 15,3%, a maior desde o início da série histórica. No entanto, o BC esclareceu que essa redução não tem relação com a disseminação de fake news sobre o modelo de transação.

A explicação para a queda está ligada ao efeito sazonal do Natal, quando há aumento nas compras, e janeiro geralmente apresenta uma redução nas transações. Técnicos do governo acreditam que a diminuição no uso do Pix é um reflexo dessa variação sazonal e que as informações falsas sobre taxação não influenciam significativamente o comportamento dos usuários.

Em meio à onda de fake news sobre a ampliação do monitoramento do Pix, que gerou preocupações infundadas sobre cobrança de impostos, o governo decidiu revogar um ato da Receita Federal. O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou que a distorção do ato prejudicou milhões de pessoas e gerou pânico, especialmente entre a população mais vulnerável.