Economia
Ministério da Fazenda nega elaboração de novas medidas para corte de gastos
Declaração veio em resposta a uma reportagem do jornal O Globo
Foto: Diogo Zacarias/MF
O Ministério da Fazenda negou neste domingo (29) que tenha elaborado novas medidas para reduzir gastos públicos. A declaração veio em resposta a uma reportagem do jornal O Globo, que afirmou que o ministro Fernando Haddad estaria preparando novas ações de contenção de despesas e aguardava apenas o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em nota, a pasta afirmou que não há novas medidas em elaboração e que nenhuma proposta foi apresentada ao presidente. “Portanto, não há resposta sendo aguardada”, destacou o comunicado. O Ministério reforçou que o ajuste fiscal é um processo contínuo, mas descartou a existência de iniciativas prontas no momento.
Anteriormente, o governo enviou ao Congresso um pacote de ajuste fiscal com medidas como a limitação do aumento do salário mínimo e restrições em despesas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o abono salarial. No entanto, as propostas foram consideradas insuficientes por agentes financeiros e acabaram desidratadas pelo Legislativo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.