Economia
Erro em coleta de dados causa divulgação incorreta da cotação do dólar no Google
Empresa que fornece dados a Google admite erro
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A Morning Star, empresa responsável por fornecer dados de câmbio ao Google, reconheceu na quinta-feira (26) um erro na coleta de informações, que levou à exibição incorreta da cotação do dólar no dia 25 de dezembro. A empresa explicou que o problema foi causado por imprecisões nos dados fornecidos por um contribuidor de taxas de terceiros, o que resultou em valores errados para o mercado brasileiro.
A Morning Star afirmou que o problema foi resolvido e que está tomando medidas para evitar futuros erros. No entanto, a ferramenta de informações de câmbio do Google ainda estava inativa na noite de quinta-feira. No dia 25 de dezembro, o Google exibiu o valor do dólar a R$ 6,38, enquanto a cotação correta, que havia sido registrada no dia anterior, era de R$ 6,15, quando os mercados financeiros estavam fechados por conta do feriado de Natal.
A situação chamou a atenção da Advocacia-Geral da União (AGU), que solicitou esclarecimentos ao Banco Central sobre a discrepância nos valores apresentados. A AGU avaliou a possibilidade de acionar a Procuradoria-Geral da União para tomar medidas contra o Google, caso seja comprovada a divulgação indevida da cotação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.